Doença de Alzheimer

O que é doença de Alzheimer?

A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva do cérebro que leva a perda gradual da memória, habilidades cognitivas, pensamento abstrato e habilidades de aprendizado. É a forma mais comum de demência, uma síndrome caracterizada por declínio cognitivo e funcional com grande impacto no cotidiano do paciente e familiares.

Como identificar os sintomas da doença de Alzheimer?

Os sintomas da doença de Alzheimer podem variar em gravidade e se manifestar de maneiras diferentes em cada pessoa. Alguns sintomas comuns incluem a perda de memória, dificuldade com tarefas cognitivas, desorientação temporal e espacial, dificuldade na linguagem e mudanças de humor e personalidade.

Como é o diagnóstico da doença de Alzheimer?

O diagnóstico da doença de Alzheimer envolve uma avaliação clínica completa, que inclui a análise dos sintomas, histórico médico e neuropsicológico, além de exames complementares, como exames de sangue, ressonância magnética ou tomografia computadorizada. Geralmente, o diagnóstico é feito por exclusão de outras possíveis causas dos sintomas, bem como, por meio de critérios estabelecidos, como os critérios do National Institute on Aging e da Alzheimer’s Association (NIA-AA).

Como é realizado o tratamento de Alzheimer com estimulação magnética transcraniana?

Atualmente, não existe cura para a doença de Alzheimer, mas existem tratamentos e abordagens para ajudar a controlar os sintomas e retardar a progressão da doença. Hoje, além dos tratamentos conhecidos como medicamentos aprovados, terapia cognitivo-comportamental, cuidados de apoio e um estilo de vida saudável, os profissionais de saúde contam com a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT).