Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

O que é transtorno de déficit de atenção e hiperatividade?

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma disordem neurobiológica que afeta crianças e adultos, caracterizado por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade manifestados de forma persistente.

Quais os sintomas de déficit de atenção?

Os sintomas do Déficit de Atencão e Hiperatividade podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente se enquadram em três categorias principais: desatenção, hiperatividade e impulsividade.

Desatenção:

Dificuldade em prestar atenção a detalhes ou cometer erros por descuido; dificuldade em manter o foco em tarefas ou atividades; parece não ouvir quando alguém está falando diretamente; dificuldade em organizar tarefas e atividades; perde objetos necessários para tarefas ou atividades; e facilmente distraído por estímulos externos.

Hiperatividade:

Inquietação, dificuldade em ficar sentado quieto; corre ou escala em situações inadequadas; dificuldade em brincar ou se envolver em atividades silenciosas; fala excessivamente; parece estar “ligado” o tempo todo.

Impulsividade:

Age sem pensar nas consequências; tem dificuldade em aguardar a vez em situações sociais; interrompe ou intrude em conversas ou atividades de outros.

Como é realizado o diagnóstico do TDAH?

O diagnóstico envolve uma avaliação por um profissional de saúde mental, como um psiquiatra ou psicólogo. Os critérios diagnósticos são estabelecidos pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) e, geralmente, inclui entrevistas com o paciente e familiares, histórico médico e escolar (quando jovem), além de observação clínica.

Qual o tratamento indicado para transtorno de déficit de atenção?

Os tratamentos podem envolver uma combinação de abordagens, dependendo das necessidades individuais. Alguns tratamentos conhecidos incluem o tratamento com medicamentos estimulantes, como metilfenidato e anfetaminas, com objetivo de melhorar a atenção, reduzir a hiperatividade e controlar impulsividade. A prescrição e o monitoramento desses medicamentos devem ser feitos por um médico.

Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é um dos tratamentos indicados para inibir os sintomas relacionados à memória e à atenção. Outra importante indicação é incorporar suporte familiar e psicoeducação, que envolve a compreensão por parte de todos, tanto sobre o transtorno como o desenvolvimento de habilidades para lidar com os sintomas.